quarta-feira, 15 de abril de 2009

Vai tudo a eito

Saída de Campo - início da actividade do grupo de Bruçó
Olhos postos no chão - olhem bem, podem estar em qualquer parte!

SAÍDA DE CAMPO
Desta vez, formaram-se dois grupos, cada um com os seus coordenadores científicos (é impressionante - "eles" sabem tudo - a cor, o cheiro, o sabor, quantas vezes se podem comer... tudo!).
Um grupo foi para a Trindade, no planalto Mirandês, e este (sem dúvida o melhor) foi para estes terrenos à entrada de Bruçó, entre Castelo Branco e Lagoaça.
Umas quarenta pessoas ao todo (as da fotografia do poste e mais alguns atrasados), transportados num autocarro e mais três ou quatro carros.
Com o habitual interesse, iniciou-se então a observação/pesquisa/busca/apanha/fotografia dos cogumelos mais interessantes que iam aparecendo .
Como se pode ver, era uma zona de castanheiros, numa aldeia em que a castanha tem um papel importante na economia agrícola local.
O Sr Júlio (acho que se chamava assim, mas se não for também não interessa) chega a certa altura, de carro e mais a mulher, 'que iam apanhar castanhas'. Mais lá em acima, num terreno com uns castanheiros que ali têm, mas dava jeito deixar ali o carro...
Com o reconhecimento de alguns amigos no grupo e mais dois dedos de conversa, lá foi abrindo o jogo e confidenciando
- Estava no café (em Bruçó), e já lá tinha chegado a notícia.
- "olha, chigou agora ali uma camionete carregada de mulheres, sairam de lá todas com as cestas, vão apanhar as castanhas todas" - "levam tudo a eito"!
Em defesa da honra e como esclarecimento, devo informar que não era verdade! É um exagero - Não eram só mulheres, também havia muitos homens...
Ah! E micologista que se preze até nem gosta de castanhas... Têm ouriços, fazem azia e gases malcheirosos...

Sem comentários: