segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ANARQUIA




Por manifesta falta de tempo e ausência deste meu espaço, não me tem sido possível organizar a apresentação das imagens nem relatar o 10º Encontro Micológico da Pantorra.


Vou fazê-lo, e posso afirmar sem qualquer dúvida, que não sei quando vai ser. Mas não vai demorar.
Por isso esta espécie de anarquia, hoje vai uma imagem do final, depois outra do início... Compreendam e desculpem.

Hoje, cumpro um compromisso - publicar a fotografia da Ana (espero que gostes), com dois belos exemplares - um Boletus ... na mão direita e uma Macrolepiota Rhacodes (diz a Marisa, que é quem sabe) na mão esquerda.


A pedido, vai também a fotografia do poste, que a EDP colocou ali mesmo a jeito, para a fotografia de família do grupo que foi para Bruçó.
Este ano tenho mais imagens de "gente" do que o habitual. Vão ver!
Um abraço a todos e até daqui a uns dias.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Votação

Mesa da Assembleia Geral da Pantorra, dia 8 de Novembro.
Da esquerda para a direita, Xavier, Paraíso, Tereza e Manuel.
No final da Assembleia, foi lida a acta da Assembleia anterior, que foi posta à votação pela Tereza:
- Quem vota contra?
- ... (ninguém)...
Quem se abstém?
- ... (ninguém)...
- Aprovada por unanimidade, incluindo os que estão a dormir...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PANTORRA 08 - WARM UP


O tempo ajudou. Frio e húmido, mas sem chuva.

Pantorra 2008, na sua 10ª edição, em Mogadouro, como de costume. Houve cogumelos, um pouco do habitual, como um dia destes começarei a contar. Assim o tempo me sobre e as musas me inspirem.

Por hoje, é apenas uma abordagem meteorológica, como se faz sempre, antes de sair para os procurar no chão - olhar para o céu, a ver se o tempo vai de feição. Era assim, como a imagem mostra.

Esta imagem sugere-me, desde já, ao estilo oratório de Hermano Saraiva:

Aqui, neste lugar em que me encontro!... debaixo destes altivos pinheiros!... por baixo da caruma molhada pelo orvalho do Outono!... crescem os mais deliciosos cogumelos que a Natureza dá no Nordeste Transmontano! Os "Lactarius Deliciosus", nestas terras muito apreciados e conhecidos por "Sanchas".

(se alguém estiver a pensar que as estou a elogiar por causa do nome, eu esclareço - as Sanchas não são da minha família...)

Sobre a Pantorra 2008, prometo contar tudo - até a votação da acta.



terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eles aí estão!











Que vergonha! Mais de três meses sem dizer nada... Mas também só agora é que está a chegar ao rubro da época dos cogumelos de Outono.
No fim de semana passado, fui revisitar as minhas origens e os meus parentes afastados e afins, que optaram por ficar - a minha mãe, duas irmãs e uma tia. Parentes afastados na geografia residencial, já se vê.
Era o sábado que em dia de finados levou da diáspora até Castelo Branco gente que passou comigo a meninice vivida nos extremos transmontanos, partilhada com a felicidade de a poder saborear ao ritmo lento do tempo, a que sobravam sempre horas que se liam na sombra que as casas e as coisas iam enigmaticamente desenhando na calçada da rua. Ou nas estrelas, ou nas badaladas do sino, ou no som do búzio, ou apenas na intuição que a fome ou o sono sugeriam.
Gente com rosto e nomes que nos lembram, gente com feições que nos fazem lembrar, gente que troca connosco simpáticos cumprimentos e enigmáticos olhares, e silenciosamente, sorridentemente nos deixa a dúvida - quem será?...
Foi a emoção real de rever também os que ali ficaram e hoje resistem ainda para recontar a estória daquela vez... e a outra e a outra, e as outras todas que ficaram por contar, que vamos relembrando enquanto nos afastamos, e que enchem de juventude a vida que parece ter sido ontem, e já lá vai... sabe-o Deus e nós o quanto tempo.
Foi bom, muito bom ter ali regressado, um ano atribulado por muitas aventuras, desventuras, doenças e curas depois.
Falámos de cogumelos com os entendidos locais - os Róculos (macrolepiota procera), já passou o tempo, já não há, as Sanchas (lactarius deliciosus), há quem já as comesse este ano, estão a aparecer, e os míscaros (boletus edulis), esses apanham-nos todos, nem se vêem... Entendemos, entendemos, ao preço que se vendem, há que mostrar indiferença...
A uma semana do congresso da Pantorra, perfilam-se as perspectivas da saída de campo, que devem ser boas - o tempo está de feição, e no fim de semana, lá estaremos de novo em Mogadouro (se esta gripalhada olímpica que de lá trouxe, entretanto se for embora).
Será tempo de rever os mico-companheiros e de partilhar os momentos que nos fazem esperar mais um ano para que voltem a acontecer. Só por isso, já é bom. Muito bom.
Para os interessados, fica aqui o programa que a Tereza recolheu, gentilmente cedido pelo tampo de uma mesa que estava não sei onde. Este ano, parece que esgotaram os envelopes e os selos para os enviar aos sócios. Sinais de crise, em tempo de crise...